Rali Terras D’Aboboreira promete caixa de surpresas bem recheada

A uma semana da etapa portuguesa do WRC, terceira prova do CPR deverá apresentar uma lista de inscritos com número recorde de Rally2.

Este ano com honras de abertura do renovado FIA European Rally Trophy (ERT), o Rali Terras D'Aboboreira (26/27 abril), que será a terceira prova do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) e cuja estrutura foi reformulada na sua totalidade – "nenhuma das cinco classificativas é igual à versão de 2023…", garante o presidente do Clube Automóvel de Amarante (CAA), António Jorge – deixa antever uma recheada caixa de surpresas em termos de lista de inscritos, dada a sua proximidade com a etapa portuguesa do WRC. Amarante, Baião e Marco de Canaveses são os três concelhos anfitriões, numa jornada em que a Sustentabilidade Ambiental volta a ser pautada por critérios de elevada exigência.

Nesse âmbito, a primeira acção decorreu na tarde desta quinta-feira, Dia Mundial da Árvore, na Serra da Aboboreira, na zona de Baião, onde foram plantadas 20 árvores com a presença de diversos pilotos, acompanhados de membros das três autarquias, de autoridades locais e de elementos do Clube Automóvel de Amarante, organizador desta terceira prova do CPR que volta a ter a chancela da Federação Internacional do Automóvel (FIA)."Temos procurado, todos os anos, dar o melhor que cada município tem ao Rali Terras D'Aboboreira, até porque estamos a falar de territórios diferentes, e é por isso que a cada ano implementamos novas dinâmicas com as parcerias estabelecidas há vários anos com os municípios de Amarante, Baião e Marco de Canaveses e o Grupo MCoutinho. A Sustentabilidade Ambiental voltará a estar no centro das nossas atenções, quer no Parque de Assistência quer nas classificativas, e nesta edição em que a responsabilidade é maior, na sequência do Prémio de Mérito atribuído pela FPAK ao Clube Automóvel de Amarante, queremos honrar esse troféu, desenvolvendo novas acções naquele domínio", confessou o presidente do CAA, não deixando de fazer uma referência, em jeito de previsão, à lista de inscritos…"Esperamos, naturalmente, uma excelente lista de inscritos, pois aos melhores pilotos portugueses juntar-se-ão os da Peugeot Rally Cup Ibérica, competição que tem início nesta prova, da Peugeot Rally Cup Portugal e da Toyota Gazoo Racing Iberian Cup, além de vários estrangeiros que competem no WRC e vêm preparar a sua participação na prova portuguesa. Direi que, tudo indica, estarão reunidos todos os predicados para um rali de alto nível", concluiu António Jorge.

Entre as inovações a nível de promoção da prova do CAA, há a assinalar três iniciativas que serão anunciadas em breve, bem como a atribuição do Prémio MCoutinho, ao vencedor do maior número de classificativas, e do Prémio Amadeo de Souza-Cardoso ao vencedor da SE2 Amarante Natureza Criativa.

Ainda na área da promoção, o Clube Automóvel de Amarante contratualizou com a SIC Notícias a emissão de um spot publicitário de 20 segundos do Rali Terras D'Aboboreira nos 15 dias anteriores ao evento, totalizando 162 inserções diárias.

Na tarde de sexta-feira, e depois do Qualifying ter decorrido de manhã, no troço localizado em Vila Boa de Quires, Marco Rios de Emoção (3,47 km), a prova inicia-se com a "especial" de Baião Vida Natural (16,93 km) e à noite, a partir das 21 horas, a jornada encerra com a disputa da Super Especial Amarante Natureza Criativa (2,00 km), no centro desta cidade.

Sábado, duas passagens por Amarante (22,54 km) e Aboboreira (16,14), que será a Power Stage, e uma por Baião (11,37 km) completam o traçado de classificativas em piso de terra que totaliza 107,66 km ao cronómetro.

O Rali Terras D'Aboboreira, primeira prova do FIA-ERT, integra, além do calendário do CPR, o do campeonato 2RM (duas rodas motrizes), do Júnior, do de Clássicos, Clássicos 2RM, do Promo, do Masters e do Challenge R5/S2000.

Dia 21 Março 2024

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora